Oficina do vovô e da vovó
Muito idosos vivem em casas de repouso e sentem-se abandonados pela família e sociedade e/ou com poucas atividades no dia a dia. Então, que tal juntar os voluntários e promover uma atividade diferente com eles que ainda pode beneficiar crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica?
Oficina do vovô e da vovó: confecção de brinquedos
Crianças adoram brinquedos novos, mas muitas não têm condição de acessá-los. Que tal os voluntários se juntarem para visitar uma casa de repouso, passarem um tempo interagindo e trocando com os idosos que vivem lá, além de realizarem uma oficina com eles ensinando e ajudando-os a confeccionarem brinquedos feitos a partir de material reciclável, que depois serão doados para crianças em situação de vulnerabilidade social?
Ou seja, crianças ganharão brinquedos novos, os idosos receberão visitas, realizarão uma atividade diferente e aprenderão uma habilidade nova, além de materiais recicláveis serem reaproveitados de uma maneira super bacana.
Passo a passo
Procure uma casa de repouso na sua região e apresente a ideia para os responsáveis: uma manhã/tarde em que os voluntários estarão presentes, trocando, interagindo e ainda ajudarão os idosos a confeccionarem brinquedos com materiais recicláveis.
Depois de escolhida a casa de repouso, marque dia e horário e abra a ação no Portal para buscar voluntários interessados e organizar outros detalhes.
Façam uma pesquisa na internet para se inspirar e buscar ideias de brinquedos que podem ser confeccionados com materiais recicláveis simples (ver seção Links Úteis). Selecionem alguns deles para serem ensinados e montados na oficina.
A partir da lista de materiais necessários, peça para que voluntários, colegas e familiares juntem esses materiais em casa e doem para a realização da oficina. Também divida entre os voluntários quem pode levar materiais de apoio, como cola, tesoura, lápis, giz, barbante, etc.
Em paralelo, procure uma organização social que trabalhe com crianças e que aceite doação de brinquedos para fazer a doação posteriormente.
No dia da oficina, não esqueçam de levar os materiais. Aproveitem o momento da atividade para ser uma verdadeira troca entre os voluntários e os idosos. Conversem bastante, organizem um lanche juntos, etc., e claro, produzam os brinquedos. Se possível, levem fotos das crianças que serão beneficiadas e expliquem como funciona o trabalho da organização pela qual elas são atendidas. Façam com que os idosos entendam o porquê e para quem esses brinquedos estão sendo produzidos.
Depois da tarde de troca e da oficina, marque com os voluntários para irem entregar os brinquedos para as crianças. Se for possível organizar para que os idosos possam ir junto, melhor ainda. Caso contrário, levem vídeos e fotos para mostrar para as crianças quem foram os “vovôs” e as "vovós" que confeccionaram seus novos brinquedos.
Lembre-se:
Fotografe a ação e poste os resultados no Portal para inspirar outros colegas a fazerem o mesmo.
Material necessário
Materiais recicláveis (rolo de papel higiênico, garrafa PET, potes de margarina, caixas de papelão, embalagens de suco, etc...)
Materiais de apoio (tesoura, cola, tinta, pincel, giz, lápis, cartolina, barbante, etc).
Links úteis