Programa de Mentoria Sistema Indústria

02/08/2018 15:30

Como colocar jovens em situação vulnerável em contato com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo? Como engajar as lideranças de uma empresa no voluntariado? E como uma coisa está relacionada a outra?

O Programa de Mentoria do Sistema Indústria foi a união de diversas áreas do Sistema Indústria para a realização de uma ação transformadora...para todos os envolvidos!

          

Como funcionou o programa? 

Foram selecionados 25 jovens do Centro Educacional 619 de Samambaia para participar do programa, os jovens passaram por um processo seletivo com a Véli Consultoria. Enquanto isso, o Sistema Voluntário convidou alguns gestores para serem mentores do programa. Após a seleção de todos, foi feito uma combinação de 1 jovem para 1 mentor de acordo com perfil de cada um.

Ao longo de 3 meses, os jovens realizaram trilhas de aprendizagem no portal do Educação Livre sobre competências importantes para o mercado de trabalho (ex. desenvolvimento pessoal, relacionamento interpessoal, comunicação etc). Quinzenalmente, os jovens vieram até a CNI para realizar sua sessão de mentoria com seu mentor, durante a sessão, jovem e mentor compartilhavam experiências e aprendizados referente ás temáticas das trilhas de aprendizado. 

Além disso, com o intuito de realizar uma formação para muito além do mercado de trabalho, como parte do programa, os jovens realizaram trabalho voluntário na Associação Nossa Senhora Mãe dos Homens, uma creche localizada em frente ao CED 619. Os jovens foram alocados desde atividades administrativas da creche a monitoria em sala de aula com as crianças, de acordo com suas preferências. O trabalho voluntário fez parte do programa como uma forma de construção nos jovens do valor do voluntariado e da formação de rede na sua comunidade. 

Para compartilhar todo o aprendizado ao longo do processo, os jovens se reuniram quinzenalmente em grupo, orientados por uma professora da escola, a Ana Maria Osmala, na formação humana. Um momento de reflexão pessoal sobre o desenvolvimento de cada um no projeto. 

Resultados

25 jovens participaram do programa, e 25 gestores participaram como voluntários sendo mentores. Além de toda a troca de conhecimento, teve mais uma surpresa: a Gerência de Carreira e Performance da Superintendência de Desenvolvimento Humano, abriu seu processo de seleção de jovem aprendiz para o Programa de Mentoria, e em caráter experimental, contratou 5 dos jovens que participaram. Ao longo de todo o programa os jovens foram avaliados e esta avaliação somou para os 5 selecionados. 

Inevitável a frustração dos outros que não foram selecionados, no entanto, houveram boas notícias no evento de encerramento: a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) se comprometeu em contratar mais 5 jovens, e o SENAI DF ofereceu 10 vagas no curso técnico de comunicação visual e vagas em outros cursos da escola SENAI que os jovens se interessassem. Além disso, foi dado a todos os jovens a oportunidade de receberem feedback sobre seu desempenho, selecionados ou não, para que possam aprender e se desenvolver ainda mais. 

Clique aqui e confira as fotos do evento de encerramento. Confira o vídeo sobre o programa: 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se