Projeto Rua do Jovem no Varjão

No dia 3 de Abril o Varjão teve a segunda edição da Rua do Jovem e o Sistema Voluntário marcou presença. O projeto Rua do Jovem, foi fruto do projeto de Conclusão de curso em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UnB da arquiteta Natália Magaldi e teve por objetivo principal definir diretrizes para intervenções urbanas no Varjão, juntamente aos jovens do Varjão.

O Varjão encontra-se a 14 km do centro de Brasília - Rodoviária - e caracteriza-se por ser uma cidade satélite de Brasília que possui cerca de 10.000 habitantes. Dentre os quais, 49,95% possuem de 0 a 24 anos (PDAD 2015) sendo esses jovens os maiores usufruidores dos espaços públicos, o projeto buscou identificar problemáticas reais no Varjão e sugerir soluções urbanísticas por meio do processo participativo dos jovens. Sendo esse processo participativo o envolvimento das comunidades nas tomadas de decisão que lhes dizem respeito ou que afetam o seu desenvolvimento futuro, dando a oportunidade de ter voz ativa e empoderamento, segundo o projeto.

A partir de então o Coletivo MOB- Movimente e Ocupe seu Bairro criou em parceria com a Administração Regional do Varjão, com o Coletivo das Ruas e o Rodas da Paz, para possibilitar a criação da 1ª Rua do Lazer, que ocorreu dia 20 de setembro de 2015, dando início a Semana da Mobilidade DF. O evento contou com diversas manifestações culturais do Varjão e DF. Desenvolveram-se atividades focadas para os jovens, dentre elas: Aula de Capoeira, Aula de zumba, Pintura de uma faixa de pedestres, Oficina de criação de Berimbau, entre outras.

Na sua segunda edição, e agora com parceria do Sistema Voluntário, a Rua do Jovem contou com uma intervenção urbana de oficina de grafitte, ministrada pelo grafiteiro brasiliense POMB, juntamente com grafiteiros locais. Os artistas promoveram a pintura do muro da Escola Classe junto às crianças da região.

Além disso, o evento contou com oficinas de esportes, apresentações musicais, pintura de rosto e muito lazer com skates e bicicletas tomando conta da rua pricincial do Varjão. O evento foi gratuito, aconteceu entre 12h e 18h na Avenida Principal, e foi livre para todos os públicos.

Além de contribuir com a participação de voluntários, o Sistema Voluntário articulou seu parceiros para arrecadar os materiais de tinta para a oficina de grafitte, o lanche para a comunidade oferecido pela Casa do Pão e o empréstimo de estrutura de tendas do SESI DR DF.

Clique aqui e confira mais fotos da ação!

O MOB

No fim de 2015, Natália Magaldi e quatrocolegas arquitetas que realizaram trabalhos de conclusão de curso na mesma linha do processo participativo, montaram um grupo de trabalho que visa realizar intervenções urbanísticas e culturais em prol de uma cidade mais justa e sustentável, através de pequenas táticas urbanas. Chamamo-nos MOB. Buscamos criar conexões entre pessoas, cidades, a partir de um senso comum.

E, a Rua do Jovem, então, passou a integrar o hall de trabalhos a serem desenvolvidos no MOB.