Carona Solidária: ofereça ou encontre uma carona!

28/04/2016 17:16

O número de carros nas estradas aumenta a um ritmo 2 vezes superior ao da população mundial. O que significa mais tempo no trânsito, mais emissão de gases poluentes na atmosfera e mais pessoas com doenças respiratórias. Ou seja, menos tempo para o mundo e para você. Por que não tentar ajudar a transformar esse quadro e deixar o carro em casa? Por que não dividir o carro e oferecer carona?

Você pode procurar e oferecer caronas aqui no Portal. E é bem simples: se você quer oferecer uma carona, basta indicar a hora de partida e chegada, além do trajeto a ser percorrido. O seu colega de trabalho, que está procurando uma carona, vai fazer uma busca de acordo com os critérios de sua preferência. Se ele se interessar por sua oferta, vocês entram em contato para acertar os últimos detalhes.

Vários países na Europa já adotam esse sistema de Carona Solidária. Só em Paris, são perdidas, por dia, um total de 7 milhões de horas de trabalho por conta dos engarrafamentos. Para tentar solucionar o problema, os franceses adotaram a Covoiturage (partilha de veículo). A ideia deu tão certo, que hoje é uma alternativa aos trens e ônibus. No Brasil, esta iniciativa também está ganhando espaço. Por isso, resolvemos estimulá-la aqui no Portal também!

Como funciona?

 
 

Para oferecer uma carona:

  1. Clique em Carona Solidária. Em seguida, em Oferecer Carona.
  2. Escolha o estado, a cidade e o bairro de onde vai sair e para onde vai. Você também pode preencher com o trajeto a ser percorrido. Na opcão Disponibilidade de dias e horários, você indica se tem restrições quanto aos dias da semana, qual seu horário de saída/chegada e se há flexibilidade.
  3. Depois, basta escolher a opção Tem vaga e salvar. Depois que o carro estiver cheio, você pode mudar o status para Carro lotado!
  4. Os interessados e sua carona podem enviar uma mensagem para você.
 
 

Para buscar uma carona:

  1. Clique em Carona Solidária. Em seguida, escolha o seu Estado e cidade no menu Busca, ao lado esquerdo. Clique em Buscar.
  2. Você verá uma lista de caronas disponíveis para a sua cidade. Você pode saber mais informações sobre a carona, clicando em ver detalhes, ao lado direito de cada carona.
  3. Ali, você consegue ver quem está oferecendo a carona, de onde e a que horas ele sai e a que horas ele chega. Pode ainda ver o trajeto percorrido e outras preferências.
  4. Se a carona te interessar, você pode enviar uma mensagem ao voluntário.
     

Se você costuma ir de carro para o trabalho, dê ou vá de carona! Além de contribuir com a sustentabilidade do planeta e a melhoria do trânsito, você estimula a interação entre os seus colegas de trabalho; e ainda ganha companhia para a viagem! De carona, todo mundo sai ganhando!

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se