Conheça os resultados da Pesquisa do Sistema Voluntário

No mês de Agosto, os colaboradores do Sistema Indústria foram convidados a responder da pesquisa de avaliação do Sistema Voluntário. O intuito da pesquisa era averiguar as percepções sobre o programa e sobre voluntariado no geral. Ao todo a pesquisa contou com 150 respondentes anônimos, dos quais 87% afirmaram já terem participado de ações voluntárias em algum momento de suas vidas e 47% relatam já terem participado de ações do Sistema Voluntário. Os colaboradores respondentes mostraram já ter afinidade com voluntariado antes mesmo de participar do programa, 80% dos respondentes afirmaram que seu primeiro contato com voluntariado foi anterior á participação no programa.

Grande parte dos respondentes percebem que voluntariar traz sentimentos de bem estar e sensação de realização; 66% dos respondentes afirmam se sentir felizes por poderem contribuir para outras pessoas e 61% respondentes afirmam se sentir útil por poder ajudar outra pessoa.

Além disso, a pesquisa confirmou que durante ações de voluntariado são desenvolvidas competências, inclusive aquelas estratégicas para a organização; 76% dos respondentes afirmam ter melhorado suas habilidades de relacionamento interpessoal durante uma ação de voluntariado 75% afirmam ter trabalhado a competência de cooperação e 63% dos respondentes afirmam ter trabalhado a competência de responsabilidade durante uma ação de voluntariado. Ademais, 88% afirmam enxergar a aplicabilidade desse desenvolvimento das competências em sua vida profissional e 95% enxergam esse impacto na sua vida pessoal.

Houve uma grande favorabilidade quanto aos impactos de ter um programa de voluntariado corporativo; os respondentes afirmaram que o fato de o Sistema Indústria possuir um programa de voluntariado melhora a imagem institucional da empresa (97% dos respondentes), melhora a sociedade (92% dos respondentes), melhora o clima organizacional (85% dos respondentes) e melhora a qualidade de vida dos colaboradores (82% dos respondentes).

Foram perguntadas questões como a maior dificuldade em participar ações de voluntariado ou com o portal do Sistema Voluntário. Todas as sugestões e dificuldades com o portal do Sistema Voluntário foram encaminhados á empresa fornecedora para buscar melhorias na ferramenta. Dentre os motivos mais citados para a não participação das ações de voluntariado está a falta de tempo. Sendo tempo o bem mais valioso que dispomos hoje em dia, o Sistema Voluntário convida a refletir sobre a forma que priorizamos e organizamos o nosso tempo. Como criar o hábito de voluntariar uma cultura e parte da rotina de forma que não seja dispensável dentro de uma agenda de afazeres? A coordenação do Sistema Voluntário encontra-se á disposição para auxiliar voluntários á encontrar diferentes formas de se engajar com as causas interessadas.

Finalmente, foram perguntadas quais as áreas de atuação que o voluntário mais se identifica. As respostas foram bastante homogêneas dentre todos os tópicos (trabalho com a comunidade, educação, proteção á infância, cuidados com idosos, promoção de saúde, proteção animal, meio ambiente, cidadania e direitos humanos, incentivo ao esporte, cultura, e outros sugeridos). A grande extensão de possibilidades de ações de voluntariado mostram que os voluntários do Sistema Indústria gostariam de abarcar diversas frentes de atuação. Entende-se que voluntariado é por identificação com causa ou ação e por isso o Sistema Voluntário incentiva os voluntários a criarem ou cadastrarem no portal ações que sejam de seus interesses.

Clique aqui e fale com a coordenação do Sistema Voluntário ou ligue no ramal 9272 para conversar sobre criar uma ação ou trazer uma ação para o programa.