Projeto Novo Olhar do Sistema Voluntário

18/08/2016 18:49

O Sistema Voluntário tem uma grande novidade: o Projeto Novo Olhar! E, para dar início a este novo desafio, organizamos a primeira ação no Posto de Assistência Irmã Dulce, em Planaltina de Goiás. Assista ao vídeo para conhecer:

  Quer contribuir para a aquisição do lote e reforma da casa? Clique aqui e colabore!                                              

O local: Posto de Assistência Irmã Dulce

O Posto de Assistência Irmã Dulce é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atende prioritariamente crianças e adultos da comunidade do Bairro São José, em Planaltina de Goiás. A casa assiste, aproximadamente, 40 famílias da comunidade.

Apesar da proximidade com a capital federal, Planaltina de Goiás tem uma taxa de pobreza que atinge 48% da população de mais de 80 mil habitantes. Um cenário comum do nosso país, mas que precisa ser mudado. É para melhoria desta comunidade que o Posto trabalha!

No centro assistencial, é servido café da manhã todos os sábados e são realizadas atividades recreativas e pedagógicas, em que são trabalhados temas da realidade, como família, drogas, honestidade, violência e preconceito. Além disso, o posto serve uma sopa ou canja que as famílias levam para casa. O posto também distribui cestas básicas e roupas para mulheres que são mães.

Todas as atividades são desenvolvidas através de doações de amigos, conhecidos e parceiros que conhecem o trabalho desenvolvido no Posto. Atualmente o Posto está sob a presidência de Marília Nunes Tavares que trabalha como voluntária juntamente com sua mãe Maria do Socorro Nunes Tavares para realizar todas as atividades do Posto.

O Posto de Assistência Irmã Dulce quer fazer mais e precisa de você, voluntário!

Conheça o Projeto Novo Olhar!

O Projeto Novo Olhar do Sistema Voluntário conta com a participação da comunidade e o engajamento de voluntários para a transformação de uma realidade. Unindo forças e necessidades comuns, o Projeto Novo Olhar visa auxiliar na estruturação de uma instituição sem fins lucrativos buscando alcançar a sustentabilidade social, econômica e ambiental. O Sistema Voluntário acredita que para haver uma transformação de realidade é necessário olhar para as belezas já dispostas na comunidade e trabalhar uma nova visão cultural de empoderamento e apropriação desse espaço. A metodologia e filosofia do projeto foi desenvolvida a partir do Jogo OASIS do Instituto Elos e demais técnicas de processos participativos.  O Instituto Elos define o Jogo Oasis como uma ferramenta de apoio à mobilização cidadã, concebido para ser de uso livre e praticado de forma totalmente cooperativa.  

O Projeto Novo Olhar está alinhado ás diretrizes de sustentabilidade do Sistema Voluntário seus objetivos. A grande força deste projeto é o trabalho voluntário. O Sistema Voluntário acredita no potencial multiplicador do voluntariado, tanto para os beneficiados quanto para os voluntários que tem a oportunidade de aprender novas habilidades e conhecimento por meio da multiplicação do mesmo. Além disso, é uma oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, comunicação, trabalhar a inteligência emocional e desenvolvimento pessoal da melhor forma possível: contribuindo para causas de interesse social.

Projeto Novo Olhar no Posto de Assistência Irmã Dulce

Para aplicar o Projeto Novo Olhar o Sistema Voluntário escolheu o Posto de Assitência Irmã Dulce a partir da indicação do voluntário Paulo Roberto de Lima, voluntário no Posto que trouxe a ação para a coordenação do Sistema Voluntário em busca de alcançar transformações ainda maiores para seu trabalho voluntário. O projeto conta com 3 frentes:

  1. Reforma da casa: o espaço físico onde a instituição se encontra não é suficiente para realizar atividades existentes ou expandir. O espaço atual tampouco comporta uma cozinha para preparar a sopa do sábado. Para esta frente, os voluntários Vera Lucia Luna e Cleiton Leandro Alves doaram seu tempo e talento como arquiteta e engenheiro para desenvolver um projeto para a instituição. Na formulação do projeto constará a lista de materiais necessários e também as etapas para construção. Em breve o Posto de Assistência Irmã Dulce abrirá uma campanha de financiamento coletivo para que todos possam contribuir diretamente para a aquisição do lote ao lado, e assim ampliação e construção da casa. Aguarde!

 

Esse projeto é ainda mais especial pois a construção da casa será feita pela própria comunidade! Haverão mutirões aos sábados para construir a casa e os voluntários do Sistema Voluntário está convocados para ajudar a construir este sonho junto com a comunidade. Fique de olho no cronograma que está por vir e participe!

 

  1. Cursos e Oficinas: O Projeto Novo Olhar quer também capacitar a comunidade para aprender novas habilidades que que possam servir de orientação para geração de renda e melhoria na educação. Se você tem interesse em ministrar alguma oficina, clique aqui e preencha nosso formulário de talentos! Todo e qualquer talento pode ser transformador desde oficinas artesanais, até brincadeiras com as crianças, ou ensinar uma nova habilidade.
     
  2. Estrutura administrativa: Além da estrutura física, uma instituição também precisa de uma estrutura admininstrativa para seu bom funcionamento. Nesta frente, o Sistema Voluntário busca utilizar nossos voluntários para auxiliar nas questões de admininstração, de contabilidade e jurídicas para a melhoria da gestão. Os voluntários Euzeferson Gonçalves, Sostenes Cardoso e Wander Carrijo doaram seu tempo e talento prestando uma consultoria em contabilidade para o Posto de Assistência Irmã Dulce. Tem afinidade com assuntos de gestão? Gostaria de se envolver nesse projeto com seus conhecimentos na áeras de direito, financeiro, gestão de negócios ou admininstrativa? Clique aqui e preencha nosso formulário de talentos colocando essa sua contribuição!

Todas as frentes de trabalho foram pensadas de forma a trabalhar em conjunto com a comunidade e antes de desenvolver novas ações é preciso escutar os desejos e sonhos dos que estão envolvidos. Para isso os voluntários Ana Gama Dias, Ludmilla Moraes e Roberto Pinto juntamente com Paulo e Marília, realizaram entrevistas com as famílias de Planaltina para entender quais seriam essas expectativas. Clique aqui e acesse os resultados.

O questionário serviu como levantamento inicial para entender a realidade da comunidade. Foi elaborado pelos membros do Comitê Gestor; Ana Gama Dias, Andrea Pires Ulhoa, Ludmilla Moraes e Wanessa Antunes. Além disso, o voluntário Marcelo Araújo Pimentel doou seu tempo e talento para auxiliar do desenvolvimento, formatação e análise dos dados.

Quer participar do Projeto Novo Olhar?

Para celebrar o Dia Nacional do Voluntário, o Projeto Novo Olhar será oficialmente lançado no dia 27 de Agosto, com uma ação no posto assistencial. Clique aqui e inscreva-se.

Confira abaixo as datas das ações para 2016 e participe. Tem alguma sugestão para o projeto? Quer se envolver mais no desenvolvimento das ações? Tem algum talento que gostaria de compartilhar? Quer dar alguma oficina? Conhece algum parceiro (empresa, instituição etc) que gostaria de colaborar com o projeto? Clique aqui e mande um email para a coordenação do Sistema Voluntário. Confira abaixo as datas das ações para 2016 e participe!

I Ação 27 de Agosto

II Ação 8 de Outubro

III Ação 26 de Novembro

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se