Dezembro Vermelho: saiba como contribuir para esta causa!

06/12/2016 12:08

Durante o mês de dezembro, pessoas em todo o mundo se mobilizam para estimular a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do HIV, e para combater o preconceito com os portadores do vírus.

Nosso parceiro Vida Positiva, ONG que assiste famílias e crianças portadores do vírus HIV, estará com uma Barraquinha Solidária, em frente ao restaurante (S2), vendendo quitutes - farofinha, brigadeiros, bolo no pote. O valor das vendas será revertido para os projetos da ONG. Clique aqui e saiba mais sobre a Vida Positiva.

Quer saber mais sobre o Dezembro Vermelho? Veja algumas dúvidas frequentes abaixo e tire suas dúvidas sobre o tema:

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
O dia mundial de luta contra a AIDS foi criado na Assembleia Mundial de Saúde (órgão decisório da OMS/ONU) para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. 


Por que o laço vermelho como símbolo?
A fita vermelha foi criada pela Visual AIDS, inspirada nas fitas amarelas em homenagem aos mortos na Guerra do Golfo e com a cor vermelha remetendo ao sangue e à paixão. 

O que é AIDS e qual a diferença entre AIDS e HIV?

HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que causa a Síndrome da ImunoDeficiência Adquirida (AIDS ou SIDA). A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – “SIDA”) é o quadro de doenças causado pela perda das células de defesa resultante da infecção pelo vírus HIV.

Atualmente, ainda há a distinção entre grupo de risco e grupo de não risco?
Hoje em dia todo mundo pode ser acometido por doenças sexualmente transmissíveis. Não se usa mais essa denominação - grupo de risco - por ser falha e preconceituosa. O crescimento da AIDS entre casais heteroafetivos (especialmente em mulheres) mostra que não são apenas grupos pré-definidos que estão expostos. Solteiros, casados, crianças (transmitssão via gestação), heterossexuais e homossexuais, todos estão suscetíveis à contaminação. O que temos atualmente são comportamentos de risco.

O que são os comportamentos de risco? 
A relação sexual, não importa se ela é heterossexual ou homosexual, sem o uso de preservativos; o compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis; reutilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV.

Qual a estimativa de vida de uma pessoa portadora do vírus HIV?
Com o surgimento do coquetel de medicamentos, o tempo de vida das pessoas infectadas com o vírus HIV aumentou bastante e hoje varia de pessoa para pessoa. Não há como precisar. Tem pessoas que logo começaram a utilizar os medicamentos, ainda nos anos noventa, e estão vivas e gozam de boa saúde. Outras, mesmo com a medicação apresentam complicações. Então depende de cada indivíduo e cada sistema imunológico.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se