Voluntariado entre pais e filhos

Quem te inspirou ao voluntariado? Veio de alguém próximo ou distante seu interesse em participar de alguma ação voluntária? Para algumas pessoas, o exemplo de trabalhos voluntários veio de dentro de casa. Cada vez mais, pais e familiares estão incentivando atividades de voluntariados com seus filhos, netos e sobrinhos. É uma ótima oportunidade de envolver, desde cedo, as crianças em atitudes responsáveis, que contribuirá para a formação dos futuros cidadãos.

Existem inúmeras atividades e ações que são adequadas para a inserção da criança no universo do voluntariado. Em uma campanha de arrecadação, por exemplo, é possível incentivar a criança a separar, junto com seus pais, brinquedos e roupas que não são mais usados e ainda tenham qualidade para doação. A criança verá que nem todos possuem as mesmas condições de vida que ela tem. Há diversas campanhas de doação no inverno, no natal, no dia das crianças, basta escolher a que preferir.

Participar de um projeto voluntário ainda na infância, vai permitir à criança ter contato com pessoas e vivências diferentes. E isso é fundamental para a formação do caráter e consciência da criança. Em atividades deste tipo, ela vai aprender a se colocar no lugar do outro, a respeitar a diversidade, além de trabalhar habilidades sociais.

O Sistema Voluntário possui várias ações que podem receber uma criança. A participação em ações voluntárias não é restrita apenas aos colaboradores. Membros da sua família também podem contribuir para o crescimento do programa de voluntariado. Alguns colaboradores do Sistema Indústria já estão integrando seus filhos aos projetos e ações de voluntariado em que atuam.

O analista de políticas e indústria, Luiz Carreiro, contou sobre a experiência de levar os filhos para as ações de voluntariado. “Eu tenho dois filhos e eles participaram comigo de duas ações, no Posto de Assistência Irmã Dulce. Foi muito interessante ver eles participando, brincando com as crianças da instituição. Eu acho que o mais importante de ter levado eles para as ações, é mostrar para eles que há outras crianças, com diferentes condições de vida, bem diferente da vida que eles costumam ter”.

Há ações de voluntariado para todos os gostos, como passeios, arrecadação, visitas e oficinas. Para começar, escolha uma das ações listadas <a data-saferedirecturl="https://www.google.com/url?hl=pt-BR&q=https://sistemavoluntario.v2v.net/aggregator_builders/aggregators?group%3D1&source=gmail&ust=1504641977789000&usg=AFQjCNGJ4ZSUcaam6R_ttneM-1N-D2JR0w" href="https://sistemavoluntario.v2v.net/aggregator_builders/aggregators?group=1" target="_blank">aqui. Dê preferência a atividades lúdicas, pois serão mais interessantes para as crianças. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de dialogar e explicar para elas, de forma leve, a importância e o significado do que está sendo feito. Certamente, esta será uma oportunidade para refletirem, aprenderem novidades e aproveitarem o tempo junto com os pais ou familiares.

Incentive também o voluntariado em sua casa. Leve seus filhos aos projetos que você participa. E se ainda não é um voluntário, quem sabe os seus filhos não o influenciarão a se voluntariar também?

Texto por: Marina Brauna