Ação de volta às aulas do Sistema Voluntário

13/02/2017 11:26

Existe uma preocupação comum para instituições que atendem crianças; durante o natal sempre tem doações (normalmente de brinquedos) e voluntários querendo visitar a instituição, mas quando o ano começa...

Para começar o ano de 2017 com o pé direito, o Sistema Voluntário organizou uma campanha de arrecadação de material escolar que seriam destinadas a duas instituições: o Posto de Assistência Irmã Dulce (como parte do Projeto Novo Olhar, quem vem sendo desenvolvido na instituição desde Agosto de 2016) e a Escola Classe Núcleo Rural Capão Seco, trazida pela voluntária Fernanda Fernandes Ministerio. 

                                       

A Campanha de Arrecadação 

Para arrecadar os materiais escolares para o Posto de Assistência Irmã Dulce, foram estipulados kits padronizados pela Presidente do Posto, Marília Nunes, um kit para crianças até a 5a série e outro kit, com materiais diferentes, para crianças acima da 5a série (a lista dos materiais foi disponibilizada aqui no portal). Voluntários tiveram a opção de contribuir diretamente com a compra de um kit ou transferir o valor equivalente para a conta bancária do Posto de Assistência Irmã Dulce, e o Posto então realizaria a compra com o valor total.

Enquanto isso, no final de 2016 a voluntária Fernanda Fernandes Ministerio compartilhou com a coordenação do Sistema Voluntário a necessidade de materiais escolares para a Escola pública onde ela realizar trabalho voluntário. A Escola Classe do Núcleo Rural Capão Seco estava precisando de materiais escolares diversos (desde grampeador até pincel para quadro branco). Para potencializar a campanha, foi lançada uma divulgação de arrecadação de materiais escolares diversos, novos e usados, até o dia 3 de Fevereiro. 

Ao ver a movimentação da campanha interna, o voluntário Antonio Guedes Pinheiro tomou a iniciativa de fazer contato com algumas papelarias fornecedoras do Sistema Indústria (CNI) para pedir orçamentos. O menor valor foi da ABC Papelaria de R$63,94 pelos dois kits!

Depois de divulgações na comunicação interna, emails, redes sociais pessoais, foram arrecadados R$3619,04! Com esse valor, foram comprados 124 kits para o Posto de Assistência Irmã Dulce e para a Escola do Núcleo Rural Capão Seco foram comprados; 24 pinceis atômicos, 36 marcadores para quadro branco, 2 grampeadores, 6 caixas de grampos e 6 resmas de papel chamex*. Além disso, a equipe da Olímpiada do Conhecimento doou 128 mochilas e 80 camisetas que também foram entregues para as crianças do Posto de Assistência Irmã Dulce. 

                                    

A entrega no Posto de Assistência Irmã Dulce 

No dia 4 de Fevereiro 9 voluntários do Sistema Voluntário foram ao Posto de Assistência Irmã Dulce para entregar os kits escolares. A voluntária Lúcia Souto preparou na noite anterior um cachorro quente para a comunidade, e o voluntário Paulo Roberto estava auxiliando a presidente do Posto, a fazer a divisão das crianças. 

Os voluntários Carolina Borges, Camila de Oliveira, Cibele Uchida, Paula Pires, Ruth Fernandez e Wanderley Coelho prontamente engajados chegaram na instituição, colocaram todos os materiais dentro das salas de aula, fizeram a divisão dos materiais e colocaram dentro das mochilas. Enquanto isso a voluntária Fátima Mota distribuiu as camisetas para os adultos junto com a entrega das sopas (atividade regular no próprio Posto) e o voluntário Fabrício dos Santos auxiliou na entrega dos cachorros quentes. Lá fora a voluntária convidada Luana Lucchini realizava pintura de rosto na criançada antes e depois de receber o material escolar! As crianças entraram em grupo na sala para receber as mochilas com o materiais de acordo com a sua série. Foi um momento de muita alegria e muito bem organizado pelos voluntários! Clique aqui e veja mais fotos da entrega. 

                                                                                                                                                                   

                                      

Entrega na Escola Núcleo Rural Capão Seco

Além dos materiais comprados, foram arrecadados também itens diversos para a escola, como:

60 cadernos, 1 resma de papel, 84 lápis, 38 caixas de lápis de cor, 23 borrachas, 14 caixas de caneta hidrocor, 444 canetas, 36 apontadores, 25 tesouras, 32 tubos, 14 corretivos, 25 caixas de giz de cera, 12 caixas de massa de modelar, 40 brinquedinhos, 1 quebra cabeça de 200 peças, 200 copos descartáveis, 50 guardanapos, 14 garrafinhas e 50 pirulitos. A voluntária Fernanda Fernandes Ministerio levou todo o material para entregar na Escola na terça dia 14 de Fevereiro. 

                                        

Em nome das instituições, e das crianças que participam delas, o Sistema Voluntário agradece a todos que contribuíram com esta campanha! O futuro do país depende das nossas crianças e a educação é a melhor forma de prepará-los para isso. 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se