Carnaval e voluntariado!

15/02/2017 17:30

Que tal aproveitar o carnaval e praticar o bem com boas ações? Aproveite a festa: reúna os amigos e colegas e organizem as atividades! Confira a seguir uma sugestão de atividades com passo a passo para você realizar com seu grupo.

Mutirão do Folião

Mesmo com a contratação de equipes extras, as prefeituras não dão conta de recolher todo o lixo gerado durante o carnaval. A cidade fica feia, com cheiro ruim, e isso sem falar das doenças que o lixo pode gerar. Para que a diversão seja gantantida mesmo após o carnaval, sugerimos um mutirão bem diferente. 

Todos os anos, toneladas de lixos são acumuladas nas ruas durante as festas de carnaval. São latinhas, garrafas, copos plásticos, entre outros detritos que poluem rios, mares e ruas, entupindo os bueiros. Todo esse lixo serve apenas como criadouro para pragas e insetos como o mosquito da dengue. Mesmo com a contratação de equipes extras, as prefeituras não dão conta de recolher todo o lixo gerado durante o carnaval.

O que é?

Para ajudar a garantir cidades limpas, e evitar o aumento de doenças como a Dengue e a Zika, sugerimos que organize um mutirão de limpeza em sua comunidade.

Passo a passo

1. Entre em contato com a prefeitura de sua cidade e explique seu intuito em ajudar na coleta de lixo após o carnaval. Se tiver um local especial onde gostaria de realizar o trabalho, faça a sugestão e solicite a permissão para o trabalho, ou peça que indiquem um lugar onde o apoio será bem-vindo.

2. Após ter o local e autorização da prefeitura, comece a divulgação para garantir que o maior número possível de pessoas esteja presente durante a ação.

3. Convoque o apoio de instituições locais para a iniciativa, e outros possíveis parceiros.

4. Compre material de coleta, como sacos de lixo, luvas, e vassouras. É possível que a prefeitura disponibilize esse material para os voluntários, nesse caso acerte uma data e local para fazer a retirada do equipamento.

5. Se possível, tente organizar um lanche como forma de agradecimento pela participação dos voluntários após a coleta.

Material Necessário:

• Material de divulgação, como panfletos e cartazes;

• Sacos de lixo, luvas, vassouras, e outros instrumentos para descarte do lixo;

• Lanche e bebidas para uma confraternização após a realização da ação.

Lembre-se:

• Você pode entrar em contato com catadores ou artesãos locais para que o lixo reciclável será descartado corretamente.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se