Dezembro Vermelho no Sistema Voluntário!
No mês em que o mundo intensifica a mobilização contra a AIDS, em comemoração ao dia da luta contra a doença – 1º de dezembro, o Sistema Indústria reforça o apoio à causa e promove a palestra “A geração que não tem medo da AIDS - uma doença atual”.
A palestra será realizada no dia 04/12 (sexta-feira), às 15h, auditório do S1 (Edifício Roberto Simonsen) e ministrada pela enfermeira Marta Carvalho, especialista em promoção e prevenção à saúde. O intuito do encontro é disseminar informação aos colaboradores do Sistema Indústria com dados atuais sobre a doença, que tem aumentado no Brasil, e incentivar também a luta contra o preconceito sofrido pelos portadores do vírus. Amigos e familiares dos colaboradores poderão participar.
Sistema Voluntário e Dezembro Vermelho
O Sistema Voluntário convida também a todos para participarem de ações mobilizadoras em prol do Dezembro Vermelho. Nosso parceiro Vida Positiva estará presente no dia da palestra vendendo suas farofinhas solidárias. A Vida Positiva trabalha ativamente na campanha de conscientização do Dezembro Vermelho e vende potes de farofa caseira feitos na própria instituição para ajudar na complementação da renda da Vida Positiva. Compareça a palestra e leve uma das deliciosas farodas da Vovó Vicky!
A farofinhas solidária também é vendida em feiras e eventos quando o espaço é fornecido, no entanto, nem sempre podem participar por falta de pessoal para as vendas. Este mês, a Vida Positiva foi convidada para participar da Expo Mães Amigas, do Grupo Mães Amigas com um stand para vender as farofas no dias 5 e 6 de Dezembro, participe desta ação voluntária ajudando a Vida Positiva com as vendas! Clique aqui e saiba como.
Além disso, a Vida Positiva estará organizando também um bazar beneficente no sábado dia 5 de Dezembro para arrecadar mais fundos para as despesas da casa. Participe levando doações ou prestigiando o bazar no sábado! Clique aqui confira os itens para doação.
AIDS - Cresce o número de novas infecções no Brasil
A AIDS ou a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus). A doença faz com que a imunidade do indivíduo se perca progressivamente por atingir as células de linfócitos T CD4+, responsáveis pela defesa imunológica do organismo.
Segundo a Unaids - a agência da ONU para assuntos relacionados à AIDS-, o número de pessoas vivendo com HIV/aids aumentou de 30 milhões para 35,3 milhões entre 2001 e 2012. Cerca de 718 mil desses casos estão no Brasil, 56% concentrados na Região Sudeste. Em 2012, houve a notificação de 39.185 novas infecções e, no total, a doença cresceu cerca de 2% no país nos últimos dez anos.
Apesar do aumento no número de novas infecções, a mortalidade em pacientes com AIDS tem reduzido no Brasil. De acordo com um relatório publicado na revista The Lancet e divulgado na Conferência Internacional sobre AIDS, as mortes em decorrência do HIV no Brasil caíram 2,3% por ano, entre 2000 e 2013. Redução maior do que a taxa global (1,5% ao ano).
É importante se atentar às medidas básicas de prevenção, como o não compartilhamento de agulhas e seringas, o uso de preservativos, a realização do teste de HIV e início do tratamento o quanto antes para casos detectados. Faça exames periodicamente, evite contratempos e lembre-se: prevenir é a melhor atitude!
Saiba mais em:
http://www.orbis.org.br/
http://academiamedica.com.br/
Fonte: Orbis.org.br; Globo.com; Academia Médica; Editora Abril; Ministério da Saúde e Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids)