Faça o bem fazendo a festa

Aniversário é dia de presente. E que presente seria melhor do que fazer o bem, doando para uma causa nobre? Algumas pessoas pensaram nisso e criaram sistemas em que o aniversariante ou quem estiver organizando uma comemoração possa direcionar doações a projetos sociais e instituições.

Um deles é o “Presente Consciente”. Criado pela engenheira Tamara Rothstein e pela advogada Ana Clara Schulman, a página facilita a organização de eventos sociais, nos quais todos ganham. O funcionamento é simples: o organizador avisa os convidados por meio do site e eles recebem a opção de compra, via cartão de crédito, de um “felicicard”, cartão virtual de qualquer valor. O convite é acompanhado por uma descrição da causa ou trabalho a ser apoiado.

O montante arrecadado pode ser dividido por até duas entidades, selecionadas de uma lista elaborada pelo site, garantindo a seriedade do trabalho, diversidade de causas e porte. Além de poder escolher entre 31 entidades cadastradas, o convidado pode direcionar parte do dinheiro ao próprio aniversariante ou organizador da comemoração. Criamos essa opção pensando em aniversários infantis”, diz Tamara. “Houve convidados adultos que acharam ótimo doar para uma ONG, mas queriam também presentear a criança, nem que seja com dinheiro, para o pequeno ganhar algo e ficar duplamente feliz

A iniciativa em breve chegará a empresas, que poderão estimular funcionários a realizarem campanhas por meio do site. “Já tinha trabalhado várias vezes como voluntária e sempre via dificuldade em obter dinheiro para levar ideias legais adiante”, diz Tamara. “Decidimos, então, criar essa ferramenta, que faz uma ponte entre doadores e entidades, mas de uma forma divertida”.

Uma ideia semelhante, o “Aniversário do Bem” foi criado pelo publicitário Thiago Crucciti, CEO da empresa Máquina do Bem. Nele, a pessoa comemora seu nascimento de forma virtual, mas com recursos reais direcionados a causas como educação, justiça social, planeta e saúde. Existe a opção de criar um perfil para compartilhar nas redes sociais o pedido de presente. O aniversariante pode dizer as razões por que apóia aquela entidade (que passa por um crivo interno) e, assim, conseguir convencer seus convidados a serem ainda mais generosos.

Em 2013, quando fiz 25 anos, percebi que não precisava de nada, então quis direcionar os presentes para quem realmente precisava”, diz Thiago. Em seu aniversário de 26 anos, o publicitário conseguiu arrecadar mais de R$4 mil para o Barco Hospital Amazônia, da ONG Visão Mundial, que atende à população de comunidades ribeirinhas no norte do país. Para isso, descreveu como a entidade trabalhava e quantas pessoas seriam atendidas. As doações foram acompanhadas de diversas declarações de parabéns, que deixaram o aniversariante ainda mais contente.

Segundo a Máquina do Bem, o site celebra aniversários diariamente, além de festividades de celebridades, como o jogador Neymar e a cantora Sandy. Ambos realizaram “aniversários” por meio da ferramenta e direcionaram os recursos à AACD.

Outro exemplo é a “Festa pela Vida”, da Fundação do Câncer. O site estimula as pessoas a criarem comemorações – casamento, chopp com os amigos, batizado, enfim, qualquer evento festivo - para angariar fundos para o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o principal centro de tratamento da doença no país.

A página gera boletos para que os convidados doem o quanto desejarem para o combate à doença. "O site foi desenvolvido para difundir informações e despertar a solidariedade para a principal causa da Fundação, que é salvar vidas", diz a gerente de Marketing e Captação de Recursos da instituição, Claudia Gomes; E aí, vamos comemorar?

Muitas são as opções, e você pode ajudar de diversas formas, um exemplo disto, é a proposta que a Abrace Brasília, instituição que oferece assistência a famílias de crianças com câncer, está formando no país, chamada " Presente Solidário".

O formato das doações é adaptado de acordo com o doador e pode ser utilizado em aniversários, bodas e até mesmo casamentos. Só é necessário inserir a informação no convite do evento e providenciar um espaço para uma colaboradora da Abrace, que representará a instituição com máquina de cartão, banner da Abrace e cartões de agradecimento.

Outra forma de ajudar é promovendo campanhas específicas de alimentos ou produtos em baixa no estoque da instituição, como fraldas e alimentos não perecíveis. Para isso, entre em contato com a Abrace para ter um direcionamento da necessidade atual da instituição.

Participe! Mais informações com o Núcleo de Projetos e Parcerias da Abrace (NPP) pelo telefone (61)-9613209-8800 ou pelo e-mail juliana.batista@abrace.com.br.