Campanha para construção da casa do Posto de Assistência Irmã Dulce
<iframe allowfullscreen="" frameborder="0" height="315" src="
<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/g5WGVItaiZ8"?wmode=opaque" frameborder="0" allowfullscreen="" class="fr-draggable">
width="560">
Clique aqui para contribuir para a campanha de financiamento coletivo!
O projeto
O Posto de Assistência Irmã Dulce é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que atende prioritariamente crianças e adultos da comunidade do Bairro São José, em Planaltina de Goiás. A casa assiste, aproximadamente, 40 famílias da comunidade.
Apesar da proximidade com a capital federal, Planaltina de Goiás tem uma taxa de pobreza que atinge 48% da população de mais de 80 mil habitantes. Um cenário comum do nosso país, mas que precisa ser mudado. É para melhoria desta comunidade que o Posto trabalha!
No Posto é servido café da manhã todos os sábados e são realizadas atividades recreativas e pedagógicas. Além disso, o posto serve uma sopa ou canja que as famílias levam para casa. São distribuídas cestas básicas e roupas para as famílias assistidas.
Todas as atividades são desenvolvidas através de doações de amigos, conhecidos e parceiros que conhecem o trabalho. Atualmente o Posto está sob a presidência de Marília Nunes Tavares que junto a uma equipe de seis voluntários realizam as atividades do posto.
Além disso, o Posto faz parte do Projeto Novo Olhar do Sistema Voluntário. Para conseguir melhorar a condição de vida desta comunidade, a primeira premissa do projeto é empoderar as pessoas da comunidade para se articularem em rede e conseguirem mudar sua realidade. Isso envolve palestras, bate papos, dinâmicas em que serão abordados temáticas para esse sonhar e construir coletivo pois muita da dificuldade para disporem de uma renda é a falta de conhecimento de como fazer isso. O projeto Novo Olhar procura trabalhar para estruturar a casa tanto física quanto administrativamente para estar melhor equipada, oferecer cursos, capacitações, reforço para as crianças e demais atividades. Para conseguir viabilizar essa mudança, o Posto precisa de um espaço físico capaz de comportar tanta ideia boa!
A estrutura física da casa hoje em dia é extremamente precária com apenas 2 salas para 13 pessoas cada. Além disso, o terreno da casa não é suficiente para comportar uma área de recreação. A ideia do financiamento coletivo veio para construir um espaço para que o Posto de Assistência Irmã Dulce possa ser um ponto de encontro e convivência para a comunidade. Para que possa ter mais salas de aula, que serão utilizadas para nossos bate papos, capacitações e reforço escolar, uma cozinha indústrial para preparar a sopa e banheiros. Além disso, o Bairro São José não dispõe de nenhuma quadra ou praça para lazer, e enquanto isso, o lote ao lado está a venda! A ideia seria construir no lote atual a estrutura da casa e no lote ao lado uma quadra poliesportiva e um parquinho infantil.
Mas o projeto tem um toque ainda mais especial! Enquanto os voluntários do Sistema Voluntário estarão trabalhando com a comunidade o senso de coletivo colocaremos isso na prática pois eles mesmos construirão conjuntamente a casa! A ideia aqui é fazer uma transformação de dentro para fora. Já existe um pré projeto da construção feito por arquitetos e engenheiros voluntários do Sistema Indústria que doaram seu tempo e talento! Ainda restam algumas modificações pois a estrutura do projeto também será feita de forma colaborativa com a comunidade. Veja imagem abaixo.
Clique aqui e veja como doar para a construção do Posto!